Sem curiosidade, não existiria ciência, segundo Rita Caré.
Como todos sabem, é a curiosidade que move a vontade de saber.
Certa vez perguntaram à Ainsten, o que o diferenciava das outras pessoas e ele disse:
- Somos todos igual, a única coisa que lhes faltam é uma curiosidade apaixonada.
Mas porque somos curiosos?!?!?! Boa pergunta, mas até onde eu entendo, se não fosse a curiosidade nata do ser humano, certamente estaríamos vivendo ainda na época da pré-história. É como com os animais, que se não fossem curiosos, provável que morreriam de fome.
Acredito que quem não tiver sentimento de curiosidade, tão pouco chegará aonde deseja.
A curiosidade tem seu lado bom/maravilhoso, assim como tem seu lado mau/negro, é o que passa para o lado bizarro do homem, assim digamos. Aonde quero chegar? Bem, quem é que nunca fofocou ou espiculou por curiosidade? É que a vida alheia desperta muito interesse e anda junta com a difamação e coisas do gênero.
Ao que consegui pesquisar, existem conhecidamente, dois tipos de curiosidade:
a) Mórbida : aquela que especificamente naum sei explicar, mas como exemplo, em multidões que se alvoraçam, por algum ocorrido e acabam entrando na confusão, ou seja, se tivessem se mantido quietos, longes, não tivessem espiculando, não teria acontecido/se envolvido.
Ou como a história do Anão que vê um ocorrido/acidende, envolto por multidões, pede passagem, porque também quer ver, e ninguém sede. Logo lhe vem a idéia: -Abram espaço, sou irmão do falecido.
Inacreditando que todos lhe abriram e estupefato com tamanha inteligência, chega ao local e nota que foi um jumento que havia sido atropelado.
b) Epistemológica : Que tem muita ligação entre aprendizado e ensino. É busca por satisfação, ou seja, que o ser humano, ultrapasse os limites da escola em curiosidade e interesse. E isso não é uma curiosidade ingênua. Mas segundo Freire, a curiosidade ingênua, associa-se ao saber do senso comum, que é a mesma curiosidade que se aproxima metodicamente cada vez mais, do objeto cognicível, tornando-se epistemológica.
Bom depois disso, pode ser que mate um pouco de minha curiosidade...
Matar a curiosidade?!? Praquê ?!?!